Dos 37 pacientes com Covid-19 “exportados” de MS, 8 morreram; número total de óbitos já está em 7,9 mil

Levantamento divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta quinta-feira (24) aponta que, dos 37 pacientes com Covid-19 em estado grave “exportados” de Mato Grosso do Sul para outros Estados por falta de vagas em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), oito faleceram, enquanto seis tiveram alta. Além disso, conforme o Boletim Epidemiológico, o número total de óbitos pela doença no Estado está perto de 8 mil, chegando a 7.953 mortes desde o início da pandemia em março de 2020.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a primeira paciente com Covid-19 “exportada” para outros Estados que veio a falecer foi da douradense Nice Menani, de 52 anos, que morreu no dia 7 de junho, em Rondônia. Depois dela, morreu um homem de 53 anos, de Maracaju, que estava internado em São Paulo, outro homem de 66 anos, que morava em Campo Grande e também havia sido levado para São Paulo. O quarto óbito foi de um outro residente de Campo Grande, transferido para São Paulo e que tinha 76 anos.

No dia 16 de junho, morreu mais uma transferida, uma mulher de 57 anos que saiu de Maracaju para São Paulo, enquanto dois dias depois morreu outra mulher, de 71 anos, de Campo Grande. A penúltima morte foi de uma senhora de 62 anos, que morava em São Gabriel do Oeste e morreu no dia 20 de junho, em São Paulo. O último caso foi de um douradense de 36 anos, que morreu há dois dias, também em São Paulo.

Existem ainda 23 pacientes internados e seis pacientes tiveram alta, sendo que três deles estavam em Rondônia e voltaram para Mato Grosso do Sul no dia 11, 18 e 23 de junho, respectivamente. Os outros três voltaram juntos, no dia 22 de junho do Estado de São Paulo. No dia 11 de junho, a primeira paciente a ter alta e voltar para Mato Grosso do Sul emocionou a todos em um vídeo. Bruna Maria dos Santos Duarte, de 29 anos, havia passado uma semana na UTI de Rondônia.

Boletim

Pelo Boletim Epidemiológico publicado nesta quinta-feira (24), fora mais 1,1 mil casos e 39 mortes por Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Além disso, 15,3% da população total já recebeu duas doses de vacina, que garantem total eficácia prevista contra casos de coronavírus. Com os dados registrados nas últimas 24 horas, o Estado acumula 328,4 mil casos e 7.953 óbitos desde o início da pandemia.

A macrorregião de saúde de Campo Grande, que engloba outros municípios, é a em situação mais crítica conforme o documento. Todos os leitos de terapia intensiva estão ocupados e há excedente de 4% de pacientes acima da capacidade. Corumbá também está em estado preocupante, com 100% dos leitos ocupados, seguido por Três Lagoas (97%) e Dourados (91%).

Quase metade (22) das mortes registradas hoje em boletim eram de pacientes com menos de 60 anos. A vítima mais jovem era um campo-grandense, de 26 anos, que não tinha comorbidades.