Dia dos namorados! Novo decreto de restrições vale somente no dia 13 para ajudar comércio

Após pedido do prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), que estava preocupado com os efeitos que o início das restrições impostas pela “Bandeira Cinza” traria ao comércio na véspera do Dia dos Namorados, o Governo do Estado atendeu o pleito e adiou para domingo (13) as medidas mais rígidas para controle da Covid-19 na Capital e em outras 42 cidades.

Além do prefeito da Capital, a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) também endossou a solicitação e, dessa forma, o Estado deu 48h para os municípios se adequarem às novas regras e a vinculação, que a partir de agora será obrigatória e vão até o próximo dia 26 de junho, com o toque de recolher começando às 20 horas.

A venda de bebidas alcoólicas nestas regiões está permitida apenas no sistema delivery e a lista de serviços essenciais que estão liberados para funcionar inclui 51 atividades, dentre supermercados, transporte coletivo, bancos, lotéricas e até igrejas e academias.

Nos outros 29 municípios com bandeira vermelha também estarão liberadas “atividades não-essenciais de baixo risco”, como restaurantes, comércio de bebidas e atividades esportivas. Nas cidades classificadas em patamar laranja, tanto as atividades de “baixo” como de “médio risco” também estarão liberadas, incluindo bares, shoppings e feiras livres – são apenas 7 cidades nesse patamar.

No início da semana, Campo Grande – que já perdeu mais de 3 mil vidas para a Covid-19 – tinha recebido a classificação vermelha, mas o governo estadual revisou os parâmetros nesta quarta-feira (09), quando reenquadrou a Capital e os outros municípios.

A medida foi tomada porque todas as macrorregiões do Estado têm mais de 90% dos leitos ocupados. Diante do colapso na saúde, Mato Grosso do Sul também passou a encaminhar pacientes para Rondônia e São Paulo por falta de leitos.