Delegacia em Coronel Sapucaia sofre o 8º ataque em menos de seis anos. Onde a Lei não tem vez!

A Delegacia de Polícia Civil de Coronel Sapucaia, cidade sul-mato-grossense localizada na fronteira com o Paraguai, confirmou a fama de ser um alvo fácil do crime organizado na região. Nesta segunda-feira (26), o local sofreu o 8º ataque em menos de seis anos, ratificando a total falta de segurança. Em 2016, o local registrou quatro ataques no mesmo ano, sendo o último no mês de julho, quando foi alvejado por cerca de 40 tiros. Um ano depois, em julho de 2017, a delegacia foi atacada novamente por bandidos armados, que tentaram invadi-la.

Passados 12 meses, em julho de 2018, o prédio foi atacado pelo crime organizado e, 13 meses depois, em setembro de 2019, a delegacia foi novamente atacada, quando o policial plantonista, que se encontrava sozinho, saiu por uns minutos em busca de comida para o preso.  Agora, depois de uma trégua de dois anos, a delegacia voltou a ser alvo do crime organizado. Apesar de a situação ter sido denunciada às autoridades competentes, nenhuma providência foi tomada.

Coronel Sapucaia é uma das principais portas de entrada da maconha produzida no Paraguai e da cocaína, que vem da Bolívia e do Peru, trazida por traficantes baseados em território paraguaio. A cidade fica em uma região conhecida por altos índices de criminalidade e pela guerra travada por grupos criminosos brasileiros, escondidos no país vizinho. Conforme Boletim de Ocorrência registrado ontem, a Delegacia de Polícia Civil de Coronel Sapucaia foi alvo de tiros de pistola calibre 9 mm, sendo que ainda não sabe quem é o autor dos disparos e nem o motivo do crime.

Ainda de acordo com o Boletim de Ocorrência, um policial civil que fazia plantão ouviu diversos disparos de arma de fogo em frente à delegacia, por volta das 1h45 de ontem. Ele saiu do alojamento para ver o que havia acontecido e viu que o prédio havia sido alvo dos disparos. Foram localizadas quatro perfurações nos muros da delegacia e, após a chegada da Polícia Militar, foi feita uma varredura em frente ao local.

Do lado paraguaio, os policiais encontraram cinco cápsulas de arma de fogo calibre 9 mm. A porta de vidro da delegacia também foi danificada, ninguém ficou ferido. O caso foi registrado, na própria delegacia, como disparo de arma de fogo e dano qualificado contra o patrimônio do Estado.