De Pai de Santo a Cabeleireiro, pistolagem faz quatro vítimas em 24 horas na fronteira

Sem tréguas na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul, a violência fez mais quatro vítimas em menos de 24 horas. Com essas quatro mortes, o número de execuções na região chega a 55 somente neste ano, sendo 14 mortes em janeiro, 10 em fevereiro, 21 em março e 10 em abril.

Os dois primeiros assassinatos foram de pai e filho, que foram executados a tiros e os corpos deixados em uma estrada de terra de Yby Yaú, cidade paraguaia do Departamento de Concepción que faz fronteira com Ponta Porã (MS), na madrugada de ontem (28). Ao lado dos cadáveres de Rodolfo Romero Enciso, 42 anos, e Ronaldo Romero Enciso,16 anos, foram encontradas duas folhas de papel com a frase “não roubar”.

Essa é a marca usada por grupos de extermínio atuantes na linha internacional para identificar acusados de roubos e furtos que são executados por causa dos crimes que praticam. Rodolfo Enciso tinha antecedentes criminais por pequenos delitos, enquanto o filho não tinha qualquer passagem pela Polícia.

Segundo a Polícia Nacional do Paraguai, os dois foram executados com vários tiros na cabeça. Inicialmente a suspeita é que os dois tenham sido mortos a tiros de escopeta e os corpos foram levados para uma funerária privada de Yby Yaú para aguardar algum familiar.

Pai de santo

No mesmo dia, mas horas mais tarde, o pai de santo Nabil Traboulsi foi executado a tiros em Ponta Porã. Ele foi morto no quintal do centro de umbanda, localizado na Rua das Bandeiras, no Bairro Ipê I. Ainda não há informações da Polícia sobre o crime, sendo que ele foi assassinado próximo ao portão, possivelmente no momento em que atendia ao chamado dos pistoleiros.

Pelo menos nove cápsulas deflagradas foram encontradas na calçada do centro de umbanda, onde Nabil Traboulsi atendia, sendo que a esposa dele também é mãe de santa no local. Natural de São Paulo (SP), ele informava em sua página no Facebook que era babalorixá de umbanda e mago iniciador.

Em postagem feita na tarde de ontem, ele falou sobre o trabalho social que fazia no centro de umbanda, onde semanalmente distribuía mil marmitas, além de sacolas de legumes e frutas obtidos através de doações.

Cabeleireiro

Logo depois da execução do pai de santo em Ponta Porã, o cabeleireiro Valmir, como foi identificado, foi assassinado na própria barbearia em Antônio João (MS), cidade na região de fronteira com o Paraguai. O crime aconteceu próximo à Escola Aral Moreira, na Rua Pantaleão Coelho Xavier.

A vítima teria se mudado para a cidade há cerca de 4 anos, vinda de Ponta Porã. Socorristas foram acionados, mas Valmir não resistiu e morreu no local. Até o momento, não há informações sobre suspeitos.