Cresce a esperança! Vacinação avança e Capital e mais 4 cidades iniciam imunização de adolescentes

Após a Secretaria Estadual de Saúde liberar, as prefeituras de Campo Grande, Dourados, Sidrolândia, Jaraguari e Três Lagoas saem na frente na imunização contra a Covid-19 em Mato Grosso do Sul com o início da vacinação de adolescentes de 17 anos a partir deste sábado (14).

Na Capital, o trabalho começou às 7h30 e prossegue até às 17 horas em 30 postos de saúde abertos nas sete regiões da cidade, enquanto em Dourados a vacinação foi liberada na noite de ontem (13), mas a maioria começará apenas neste sábado (14).

Na cidade de Três Lagoas, os jovens com 17 anos podem ir se preparando para se vacinar amanhã (15), enquanto as cidades de Sidrolândia e Jaraguari decidiram abrir vacinação para adolescentes sem comorbidades neste sábado. Em Campo Grande, outros dois pontos de referência de vacinação, com distribuição de senha, são a Seleta – Centro de Campo Grande – e o ginásio Guanandizão, na Vila Nhanhá.

Os dois locais vão funcionar no mesmo horário que os demais, assim como os drive-thrus do Parque Ayrton Senna (Aero Rancho), Cassems (Jardim dos Estados) e UCDB (Seminário). Não haverá aplicação de segunda dose neste sábado em nenhum dos locais citados, sendo recomendado antes fazer o cadastro no site vacina.campogrande.ms.gov.br para os que forem se vacinar – o cadastro para adolescentes de 12 a 17 anos foi aberto ontem (13).

Para que os adolescentes se vacinem, eles não podem ir sozinhos ao local de imunização, devendo estar acompanhados de seus pais ou responsáveis legais – que no caso são os que possuem a guarda do mesmo na ausência dos pais, por exemplo. Além disso, é necessário levar documentos que comprovem a idade. Em Dourados, o trabalho de imunização dos jovens de 17 anos ou mais ocorre em primeira dose ocorre apenas no drive-thru montado pela Sems (Secretaria Municipal de Saúde) no pavilhão Dom Teodardo Leitz, que fica na rua Coronel Ponciano, ao lado da prefeitura.

Na cidade de Três Lagoas, o local de realização do trabalho é a Central de Vacinação, que funciona no prédio da Biblioteca Municipal Rosário Congro, localizado na rua Alexandre Costa, 241, Centro de Três Lagoas – região circular da Lagoa Maior. Em Jaraguari, o prefeito Edson Rodrigues Nogueira disse que “há dias está estacionado nos 18 anos” e, por isso, comemorou a autorização para avançar no calendário. “Vamos anunciar agora em informativo e no sábado, os adolescentes de 17 já podem vir”, comentou.

Em Sidrolândia, a prefeita Vanda Camilo confirma que abre hoje cedo a vacinação de adolescentes de 17 anos em drive-thru e pede que seja feito o cadastro no site da prefeitura para agilizar o processo. “É mais rápido, não sabemos como vai ser a procura”, disse.