Com UTIs lotadas pacientes são “exportados”, enquanto que a festa rola solta. Vai vendo!

Enquanto mais dois pacientes com Covid-19 em estado grave foram “exportados” de Mato Grosso do Sul para São Paulo ontem (13) devido à falta de leitos em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), totalizando 31 sul-mato-grossenses internados em outros Estados, na madrugada do mesmo dia vídeos mostram festa clandestina no Bairro Serra Azul, em Campo Grande (MS), revelando um panorama desolador no pior momento da pandemia na Capital.

Centenas de jovens reuniram-se no entorno de uma praça entre as ruas Alvilândia e Serra do Mar para um “show” de irresponsabilidade e desrespeito a todas as recomendações de prevenção ao novo coronavírus. Os flagrantes mostram as calçadas lotadas de pessoas bebendo e ouvindo som alto e ninguém aparece usando máscara de proteção.

Como se não bastasse o vai e vem de motociclistas, ciclistas e pedestres, um motorista também aparece fazendo um “zerinho” com um veículo em um cruzamento. Jovens também foram filmadas dançando funk na carroceria de uma picape e até crianças circulavam tranquilamente pelo local.

As competições com motos e veículos, se repetem a cada domingo, segundo moradores do bairro. De acordo com os moradores, todo fim de semana é isso e eles não conseguem nem assistir TV por conta da bagunça. Os policiais militares até vão ao local, mas os jovens retornaram após a dispersão da PM.

Exportação de doentes

Enquanto os jovens da periferia da cidade ouvem funk regado a muita bebida alcoólica alheios às mortes por Covid-19, não muito longe, no Aeroporto Internacional de Campo Grande mais dois pacientes da doença e estado grave eram “exportados” para São Paulo. Até o momento já são 31 sul-mato-grossenses encaminhados para fora do Estado devido à falta de leitos para o tratamento do novo coronavírus.

Os dois novos pacientes são de Dourados e vieram para a Capital de ambulância para embarcar em avião da FAB (Força Aérea Brasileira) com destino ao Aeroporto de Congonhas (SP). Eles devem receber o tratamento no Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília e no Ambulatório Médico Especializado (AME) Barradas. A Central Estadual de Regulação ainda trabalha com possibilidade de novas transferências.

Mato Grosso do Sul tem garantidos mais 20 leitos de UTI em outros Estados para atendimento de pacientes daqui. Além de Rondônia e São Paulo, agora o Espírito Santo também liberou ajuda humanitária a MS, segundo o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende. Nos dois primeiros Estados, serão mais cinco vagas em cada um e no Espírito Santo, 10.

Nesta semana também está prevista a implantação de ao menos 50 leitos novos de UTIs na Capital e no interior. Uma empresa especializada conseguiria montar a estrutura com a equipe médica em apenas dez dias. Nove pacientes foram transferidos para o Estado de Rondônia, sendo 7 de Dourados, um de Bonito e outro de Itaquiraí, que estava internado em Eldorado.

No domingo (06) cinco pacientes (2 de Campo Grande e 3 de Maracaju) foram levados para São Paulo. Nesta segunda-feira (07), dois pacientes de São Gabriel do Oeste foram para São Paulo. Na terça-feira (08)  três pacientes de Campo Grande e dois pacientes de São Gabriel do Oeste foram para São Paulo, na quarta-feira (09) quatro pacientes de Dourados foram para São Bernardo do Campo.

Na sexta-feira (11) quatro pacientes para São Bernardo do Campo e, neste domingo (13), mais dois pacientes para São Paulo, totalizando 31 pacientes de Mato Grosso do Sul enviados para internação em hospitais de Rondônia e São Paulo. A Secretaria de Estado de Saúde registrou uma alta entre os pacientes transferidos para outros Estados.

A paciente de 29 anos estava internada em Porto Velho desde 4 de junho e retornou para a cidade de Dourados em 11 de junho. Outros quatro pacientes que estavam internados em outros estados não resistiram e morreram. A paciente de 52 anos do município de Dourados morreu na noite desta segunda-feira (07), em Porto Velho (RO).

Ela integrava o quantitativo de nove pacientes que foram encaminhados à capital rondoniense na sexta-feira (04). O outro é um homem de 53 anos, do município de Maracaju e que morreu nesta terça-feira (08) no Estado de São Paulo. Ele estava internado no Hospital Geral Vila Penteado e integrava o grupo de cinco pacientes que foram transferidos para a capital paulista no último domingo (06).

O terceiro é um homem de 66 anos que integrava o grupo de cinco pacientes que foram transferidos nesta terça-feira (08) para São Paulo. O paciente é do município de Campo Grande. Estava internado na UPA Leblon e foi encaminhado para o Hospital Geral Vila Penteado na capital paulista. O quarto óbito é de um homem 76 anos de Campo Grande que havia sido transferido com Covid-19 para o Hospital Geral Vila Penteado em São Paulo.