Cadeia neles! Procon autua 43 mercados em 12 municípios por vender alimentos vencidos

No período de janeiro a 17 de novembro deste ano, as equipes do Procon fiscalizaram 86 estabelecimentos especializados na comercialização de gêneros alimentícios entre mercados, supermercados e atacadistas em Campo Grande e cidades do interior do Estado. Do total, 43 ocorrências resultaram em autos de infração e igual número em relatório de visita, quando não foram constatadas irregularidades relevantes.

Os problemas encontrados variam, sendo sua maioria produtos com prazo de validade expirado, seguido de ausência de informações essenciais, não cumprimento de ofertas e divergência nos preços entre os expostos nas gôndolas ou nos produtos, e os efetivamente cobrados nos caixas.  Foram encontrados, também, itens reetiquetados ou que não expunham preços para venda.

Foram registradas ocorrências de má prestação de serviços, principalmente em relação ao atendimento de em caixas preferenciais, prática abusiva na comercialização de cigarros e falta de produtos anunciados. Além de Campo Grande, as ações se desenvolveram em outros 11 municípios.