Bens de criminosos ajudam a modernizar o Dracco que tem sede nova e até laboratório

Com foco no combate à corrupção e ao crime organizado em Mato Grosso do Sul, o Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) está investindo na estrutura operacional em Campo Grande (MS), onde passará a contar com uma nova sede em imóvel localizado na Rua Antônio Francisco Nantes, 330, no Bairro Jardim Seminário. A cessão do local foi determinada pela Justiça Federal após o imóvel ter sido sequestrado judicialmente pela “Operação Status”, deflagrada pela Polícia Federal em setembro de 2019.

Lá, vai ficar a seção de operações aéreas do departamento, que também recebeu da Justiça a autorização para uso de um avião Baron 58 apreendido do tráfico e de um helicóptero Robinson, avaliados em R$ 2,4 milhões.

Após obter parecer favorável do MPF (Ministério Público Federal) e da 5ª Vara Criminal da Justiça Federal, o Dracco vai instalar as unidades policiais e seções especializadas e um laboratório de tecnologia contra lavagem de dinheiro. Além disso, o Departamento também conta com dois hangares localizados no Aeroporto Teruel, em Campo Grande, onde está instalada a Seção de Operações Aéreas e de onde serão coordenados o planejamento e a execução de operações aéreas de segurança pública no comando de aeronaves em apoio à suas operações e a de outros órgãos.

 

Criado em 5 de agosto de 2020, o Dracco tem, dentre suas principais atribuições, planejar, orientar, fiscalizar e executar as atividades relativas ao combate à corrupção e ao crime organizado. O Departamento também promove ações permanentes para o combate e até mesmo prevenção ao crime organizado, à lavagem de dinheiro e à corrupção. Vale lembrar que duas aeronaves já foram destinadas à Polícia Civil para operarem através dessa seção: um avião BARON 58, oriundo de apreensão criminal, e um helicóptero Robinson R44.

Segundo a Polícia Civil, a modernização da sede operacional e ampliação da capacidade nominal da Seção de Operações Aéreas fazem parte do processo de adequação estrutural do Departamento à sua relevância social e ao desempenho de atividades de polícia judiciária civil especializadas. Tais investimentos estruturais no combate à corrupção, ao crime organizado, aos crimes aeronáuticos e de lavagem de dinheiro derivam do empenho do Governo do Estado.