Avante! Mortes por Covid-19 em MS tem queda de 63% na comparação entre agosto e setembro

Mulher segura frasco rotulado como de vacina para Covid-19 em foto de ilustração 10/04/2020 REUTERS/Dado Ruvic
As mortes por Covid-19 em Mato Grosso do Sul apresentaram redução de 63% na comparação entre agosto e setembro deste ano, conforme o Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde. Enquanto em agosto foram 396 óbitos pela doença, em setembro esse número caiu para 145 vítimas.

O acumulado de registros entre 1º a 30 de setembro foi o menor, mensalmente, desde junho do ano passado, quando foram 71 mortes. O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, credita a queda à vacinação anti-Covid-19, informando que mais de 80% dos poucos óbitos que estão acontecendo são em pessoas que não tomaram vacinas ou que não completaram o ciclo vacinal.

Mais de 373 mil sul-mato-grossenses tiveram Covid-19 em Mato Grosso do Sul, dos quais 362,4 mil estão registrados como recuperados. No entanto, cerca de mil ainda estão com o vírus ativo e 9.564 morreram. Cerca de 25% dos leitos de terapia intensiva vinculados ao SUS (Sistema Único de Saúde) estão ocupados por pacientes com ou sem coronavírus.

As mais recentes mortes inseridas em boletim são de pessoas de 40 a 92 anos de idade. Cerca de 58% da população do Estado já se imunizou com duas doses, ou vacina única.