Arrochando! Motoristas de aplicativos recorrem ao Procon contra abusos das plataformas

Uma comissão formada por motoristas de aplicativos recorreu ao Procon para solicitar a abertura de investigações relacionadas a práticas abusivas praticadas pelas plataformas. De acordo com a categoria, essas empresas estariam lesando os motoristas e a economia com a redução, de forma unilateral, do pagamento dos profissionais, tornando impraticável a permanência na atividade e a aplicação de punições quando não atingem as metas pré-estabelecidas.

Ainda de acordo com os motoristas, as punições, em alguns casos, vão até o desligamento, bloqueio da atividade e exclusão sem prévio aviso. Eles reivindicam, também, acompanhamento e investigação dos aumentos abusivos nos valores dos combustíveis, especialmente em relação ao etanol.

Os representantes dos profissionais levaram, ainda, o pedido de inclusão dos motoristas no programa de auxílio social do Governo do Estado, uma vez que muitos deles estão passando por necessidades, chegando ao ponto de não terem gêneros de primeira necessidade em casa.

Ainda durante a conversa no Procon, os profissionais sugeriram que fosse discutida junto ao governo estadual a possibilidade de incentivo por meio de redução nos valores de IPVA para aqueles que desenvolverem as atividades utilizando veículos movidos a gás natural veicular – GNV.

Eles justificam o pedido alegando que o uso do GNV trará vantagens ao Estado por uma série de razões, entre as quais, o fato de que a maioria passaria a trabalhar com veículos próprios abolindo o aluguel. Com isso, o recolhimento de impostos beneficiaria a administração local. O superintendente do Procon, Marcelo Salomão, afirmou que procurará encaminhar e acompanhar o andamento das reivindicações nos devidos setores.