Águas Guariroba realiza limpeza de reservatórios de água com equipes de mergulhadores

Informe publicitário – Com o auxílio de mergulhadores especializados, a Águas Guariroba iniciou um cronograma de limpeza e manutenção de reservatórios em Campo Grande durante os próximos 15 dias. A ação é uma das medidas de preparação da concessionária para os períodos de altas temperaturas. Com um procedimento inovador, a limpeza está sendo executada com os reservatórios cheios e em plena operação, evitando desperdícios, sem impacto no sistema de abastecimento de água da Capital.

Os reservatórios tem capacidade de até 6 milhões de litros e estão localizados nas regiões do Coophasul, Lageado Novos Estados, Moreninhas, Pioneiros e Taveirópolis.

Semelhante à limpeza de uma piscina, os mergulhadores utilizam um sistema de aspiração para a retirada todo material sedimentado acumulado no fundo dos reservatórios. Para evitar qualquer contaminação durante a manutenção, o mergulhador é equipado com uma vestimenta impermeável e com uma máscara full face, um tipo de capacete integralmente vedado onde estão acopladas uma câmera de vídeo, lanterna e microfone. Todo o equipamento é interligado através de um duto que garante a livre respiração e também permite resistir à pressão da água.

Do lado de fora, o trabalho é acompanhado por um segundo mergulhador, que monitora em tempo real toda a operação. Essa comunicação permite o envio ferramentas ou de mais mangueira para ampliar a área de atuação. Além disso, os mergulhadores contam com a técnica de toque por meio de uma mangueira umbilical, para os casos da comunicação por voz falhar, o profissional pode fazer contato movimentando esta mangueira.

“As operações de limpeza nos reservatórios são medidas preventivas já para a chegada do período de seca no ano. Dessa forma, a Águas Guariroba investiu em um trabalho ágil e inovador para garantir a segurança operacional e eficiência do sistema de abastecimento de água sem gerar contratempos para a população”, destaca Ítalo Souza, supervisor de operações da Águas Guariroba.