A exemplo dos EUA, Brasil quer usar drones de grande porte contra narcotraficantes. Será?

O Governo do Brasil iniciou estudos para utilizar drones de grande porte no combate ao narcotráfico na fronteira com Bolívia, Paraguai e Colômbia. Mato Grosso do Sul, que faz fronteira com dois dos três países tidos como os mais utilizados pelos traficantes de drogas, deve ser o primeiro Estado a receber o novo instrumento.

Em um primeiro momento, o Ministério da Justiça vai levantar as condições do Estados que fazem fronteira com outros países da América do Sul e quais as unidades policiais que poderiam se utilizar dos novos instrumentos para serem treinadas.

Em 2009, o Governo Federal tentou criar uma unidade de Vants (Veículos Aéreos Não-Tripulados) para combater o narcotráfico, mas o projeto acabou enterrado por falta de legislação própria e regulamentação. Os equipamentos comprados na época por R$ 27,9 milhões foram cedidos para a FAB (Força Aérea Brasileira).

Agora, a ideia volta à tona novamente e pretende copiar o exemplo dos Estados Unidos, onde as autoridades de segurança pública utilizam os equipamentos para vigiar a fronteira com o México para impedir a entrada de drogas e também de imigrantes ilegais.

Além disso, esses drones de grande porte também são utilizados pelas forças armadas norte-americanas para realizar ataques em países inimigos, principalmente, no Oriente Médio.