Após chacina que vitimou jovens na fronteira, autoridades do Brasil e Paraguai se mexem

A situação é mesmo insuportável na fronteira do Brasil com o Paraguai a partir de Mato Grosso do Sul. O número de mortes praticadas por integrantes de facções criminosas não para. Ness contexto cada vez mais tem morrido pessoas inocentes como foi o caso da chacina do último sábado onde três jovens, duas delas estudantes de medicina perderam a vida de forma violenta e implacável sem qualquer envolvimento com o crime.

Essa situação tem motivado reações das autoridades dos dois países. Nessa quarta-feira o ministro do Interior do Paraguai, Arnaldo Giuzzio Benítez, anunciou  uma operação em parceria com a Polícia Federal que consiste em concentrar forças de segurança pública no departamento de Amambay, onde fica Pedro Juan Caballero, na divisa com Ponta Porã e também em Capitán Bado.

Na operação Soberania, está prevista, segundo o ministro, a instalação de um esquema de trabalho no qual foram incorporadas diversas instituições, como a Força Tarefa Conjunta (FTC), a Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD), as forças táticas do Polícia Nacional como a Força Especial de Operações Policiais (FOPE) e a Força Aérea.

O titular do Ministério do Interior, disse ainda que foi assinado um convênio com a Polícia Federal do Brasil para a instalação de um Comando Bipartite em Pedro Juan Caballero/Ponta Porã, que permitirá a possibilidade de intercâmbio de informações entre as autoridades policiais, militares e de inteligência, para poder enfrentar a criminalidade transnacional.

“Há décadas nessa parte do território o crime organizado entrou de forma transnacional, o que se intensificou nos últimos tempos através de pistoleiros e agressões”, afirmou o ministro ao explicar os objetivos da Operação Soberania.

Medidas tomadas por MS

O Governo de Mato Grosso do Sul também se manifestou sobre o assunto . Segundo o secretário de segurança, Antônio Carlos Videira, policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar), Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Bancos Assaltos e Sequestros), Batalhão de Choque, DOF (Departamento de Operações da Fronteira), Polícia Rodoviária Estadual, Defurv (Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos), Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico) e PMA (Polícia Militar Ambiental), que participam da Operação Hórus, do Ministério da Justiça, serão enviados para as cidades-gêmeas.