Você tem fome de quê? Contrabando de carga de açúcar e óleo era levado para o Paraguai

 Em razão da decisão do Governo do Paraguai de fechar a fronteira com o Brasil para conter a contaminação do novo coronavírus (Covid-19), o país vizinho está enfrentando problemas de desabastecimento de alimentos e a saída tem sido contrabandear produtos alimentícios do Brasil. Nesta quinta-feira (7), porém, três caminhões brasileiros carregados com açúcar e óleo de cozinha foram apreendidos em uma operação na região de Curuguaty, no Departamento de Canindeyú, no Paraguai.

O ministro-coordenador da Unidade Interinstitucional de Prevenção e Combate ao Contrabando, Emilio Fúster, disse que a movimentação vinha sendo investigada pela inteligência e cinco pessoas foram detidas. Entre os detidos estão os três motoristas, um acompanhante e uma pessoa que estava em uma van que seguia com o comboio. Ele destacou que o condutor da van vem sendo investigado há muito tempo e seria o proprietário dos caminhões.

Há suspeitas do envolvimento de servidores no esquema, uma vez que foram encontradas ligações nos celulares apreendidos e “aparentemente as chamadas eram de funcionários públicos”. Os caminhões foram abordados às 4 horas de hoje em uma área segura, em frente ao 3º Destacamento Militar, em Curuguaty.

A estimativa é que estavam sendo transportadas 30 toneladas de açúcar em dois caminhões, enquanto o terceiro caminhão estava carregado com óleo de cozinha. O carregamento saiu do Brasil, especificamente por Paranhos, em Mato Grosso do Sul, e foi apreendido a menos de 90 quilômetros dentro da fronteira do Paraguai com o Brasil.

Os celulares serão transferidos para o Departamento Central, onde, por questões de segurança, a contagem oficial da carga será feita. O Ministério Público vai investigar quem estaria por trás da cadeia logística e quem teria financiado a remessa. O procedimento foi realizado pela Unidade Interinstitucional de Combate ao Contrabando, com o apoio de tropas da 3ª Divisão de Cavalaria do Exército do Paraguai.