Um pouco tarde, mas o Exército entra a guerra contra Covid-19 na faixa de fronteira em Ponta Porã

Em consonância com os vizinhos paraguaios, a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército iniciou, em Ponta Porã (MS), a “Operação Covid-19” para combater o avanço da pandemia do novo coronavírus na região de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Os soldados do Exército do Brasil estão fazendo o patrulhamento da faixa de fronteira e estabelecendo postos de bloqueio e de controle nas estradas federais e estaduais.

Conforme determina portaria ministerial do Governo Federal, a operação tem como objetivo restringir a entrada de estrangeiros no País, sendo que tal restrição não se aplica ao brasileiro, nato ou naturalizado, ao imigrante com prévia autorização de residência definitiva em território brasileiro, ao profissional estrangeiro em missão a serviço de organismo internacional, desde que devidamente identificado, e ao funcionário estrangeiro acreditado junto ao Governo.

Além disso, a operação não impede o livre tráfego do transporte rodoviário de cargas, na forma da legislação vigente, a execução de ações humanitárias transfronteiriças previamente autorizada pelas autoridades sanitárias locais e o tráfego de residentes de cidades gêmeas com linha de fronteira exclusivamente terrestre. Até o último dia 4 de maio, tropas do 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército abordaram 2.622 pessoas, impedindo a entrada de 214 estrangeiros em território nacional, conforme determinações do Governo federal.