Riedel quer conceder linha de crédito para produtor rural que preservar o Pantanal com apoio da Sudeco

Durante a abertura do Fórum Pontes Pantaneiras, o governador Eduardo Riedel (PSDB) disse que estuda criar uma linha de crédito para os produtores rurais que têm propriedade no bioma do Pantanal para promover a preservação da biodiversidade na região.

Ele afirmou que os pantaneiros precisam estar alinhados com a proposta de conservação ambiental e, nesse sentido, está em negociação com a Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) para tornar esse crédito uma realidade.

“Em conversa com a superintendente Rose Modesto cobrei que seja criada essa linha de crédito específica para produtores que estejam vinculados a este alinhamento de preservação e biodiversidade”, contou.

Ainda segundo a fala do governador, o crédito seria uma forma de incentivar os produtores a continuarem preservando o ambiente em que vivem e produzem. “Isso é necessário para que a gente possa conduzir essas ações no sentido de integrar a preservação e produção”, destacou.

A proposta será avaliada após a Caravana do Sudeco, organizada pela superintendente Rose Modesto. Contudo, para que a linha de crédito seja concedida, quando for criada, é preciso realizar uma fiscalização para comprovar que o produtor está investindo na preservação da natureza enquanto trabalha na sua produção.

“Precisa ser feita essa fiscalização de quem está cumprindo ou não está cumprindo e também, aqueles que já desmataram mais do que deveriam, vão ter obrigação de recuperar aquela área. Isso não é difícil de fiscalizar quando você tem todos os dados na aprovação do próprio crédito”, afirmou.