Relatório mostra que maconha movimenta no Paraguai mais de US$ 900 milhões por ano

Um relatório da Telefuturo indica que o tráfico de maconha movimenta mais de US$ 900 milhões por ano no Paraguai, um montante equivalente a 2% do PIB (Produto Interno Bruto) do país vizinho. Além disso, esse mesmo levantamento revela que existem cerca de 40 mil “empresas” atuando na produção e comercialização da droga.

Ainda conforme a Telefuturo, o Paraguai posiciona-se como o 2º maior produtor de maconha no mundo, perdendo apenas para o México. No país vizinho, os Departamentos que se concentram como maiores produtores da droga são San Pedro, Amambay e Canindeyú, além de Caaguazú, Caazapá e Itapúa.

Os principais mercados consumidores da maconha produzida pelo Paraguai são a Argentina e o Brasil, sendo que o território brasileiro absorve cerca de 80% da produção paraguaia. Sobre a lavagem desse dinheiro, o economista Víctor Benítez, da Telefuturo, detalha que ele foi regularizado por meio do sistema financeiro legal, por meio de construtoras, hotéis, cassinos ou vendas de produtos comerciais.

Vai vendo!!!