A Receita Federal alerta que criminosos induzem usuários a baixar e instalar Apps falsos para fazer a declaração do Imposto de Renda. A recomendação é utilizar somente o site da Receita, programa e aplicativo oficiais.
A temporada de declaração do Imposto de Renda de 2024 começou na última sexta-feira, dia 15 de março, e a Receita Federal espera receber aproximadamente 43 milhões de declarações até o dia 31 de maio.
No entanto, este período também é marcado por uma série de tentativas de golpes por parte de criminosos que se aproveitam da importância do tema. Campanhas maliciosas foram identificadas, visando induzir os usuários a baixar e instalar aplicativos falsos através das lojas de aplicativos para dispositivos móveis, como a Google Play Store para dispositivos Android ou a App Store para dispositivos iOS. Este alerta foi emitido pelo Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov).
Para evitar ser vítima de golpes, a recomendação do CTIR Gov é que o cidadão baixe somente o aplicativo disponível no site da Receita Federal e utilize apenas essa página para fazer sua declaração.
A Receita Federal chama atenção para um golpe do Imposto de Renda no qual utiliza um aplicativo para roubar dados dos contribuintes. Há campanhas maliciosas que induzem o usuário “a baixar e instalar aplicativos falsos através das lojas de aplicativos para dispositivos móveis, como a Google Play Store para dispositivos Android ou a App Store para dispositivos iOS”, segundo divulgado pela Receita.