Puxa e estica! Procon fiscaliza oito e interdita três academias de ginástica em Campo Grande

A equipe de fiscalização do Procon, em parceria como o Conselho Estadual de Educação Física (CREF) e Delegacia Especializada de Repressão Contra os Crimes de Relação de Consumo (Decon), interditou, em Campo Grande (MS), as academias Maxi Fit, localizada na Rua Conde de Boa Vista, no Jardim Santa Emília, Deffinity, que fica na Rua Bartolomeu Mitre, no Jardim Tijuca, e Fael Fit, na Rua Esmeraldo Maluf, no Jardim Noroeste.

Foram oito visitas com quase a metade mostrando irregularidades.

Esses estabelecimentos apresentaram ausência de comprovante de registro atualizado no CREF, não tinham expostos para verificação os licenciamentos sanitários e não tinham expostos os nomes e os respectivos números de registro dos profissionais que prestam serviços, bem como do responsável técnico.

Além disso, as três academias de Campo Grande não tinham quaisquer formas de advertência aos seus alunos sobre as consequências do uso de esteróides ou anabolizantes, o que é previsto por lei. Em razão disso, ficou acordado que a suspensão dos trabalhos será por tempo indeterminado até que as irregularidades sejam sanadas e os responsáveis apresentem comprovantes no Procon e no CREF.

Além disso, nas academia Smart Fit, localizada na Avenida Mato Grosso, 1.744, no Centro, e Morena Esportes, que fica na Rua João Fernandes Vieira, no Vilas Boas, foram expedidos autos de infração, pois ambas não tinham exemplar do Código de Defesa do Consumidor e de advertência sobre o uso inadequado de esteroides e anabolizantes, bem como de qualquer modo de informação a respeito dos preços cobrados nos locais.

Na Smart Fit, além disso, foram encontradas outras infrações, como os responsáveis se recusarem a receber, em espécie, priorizando o recebimento a cartões e boletos, dos valores cobrados dos frequentadores. Entretanto, há restrições a alguns cartões e bancos.