Porta aberta! PF e PRF “barram” em Anastácio dois ônibus com 52 imigrantes bolivianos ilegais

Uma operação conjunta entre a Polícia Federal e a PRF (Polícia Rodoviária Federal), em apoio à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), barrou dois ônibus que transportavam irregularmente 52 pessoas de nacionalidade boliviana neste fim de semana em Anastácio (MS).

Segundo a PRF, os ônibus estavam em condições irregulares e os passageiros não tinham documentação legal para estar no Brasil. Por fazer fronteira com a Bolívia, Mato Grosso do Sul tem se tornado rota para o crime de migração ilegal.

Várias operações e flagrantes ocorrem há vários meses com intuito de prevenir esse tipo de crime, especialmente na região de Corumbá. Na ação, os policiais rodoviários federais abordaram, na BR-419, dois ônibus de viagem com passageiros.

Ao solicitar a documentação dos viajantes, foi constatado que se tratavam de ônibus clandestinos e que faziam viagem interestadual sem a devida documentação fornecida pela ANTT. Além disso, os 52 bolivianos que estavam no veículo não portavam a documentação legal fornecida pela Polícia Federal para estrangeiros que entram no País.

Desta forma, verificada a irregularidade, os ônibus foram apreendidos pela ANTT. Já os migrantes ilegais foram encaminhados para o Aeroporto Internacional de Campo Grande, onde foram multados e notificados a deixar o Brasil.

Conforme a PRF, a maioria das pessoas de nacionalidade estrangeira que viajam de forma ilegal são aliciadas na Bolívia, entram no País por Corumbá, e vão para São Paulo, onde trabalham na indústria têxtil.