Polícia da Venezuela prende envolvido na morte de promotor de Justiça do Paraguai

A Polícia da Venezuela prendeu, ontem (21), em Chacao, cidade da região metropolitana de Caracas, mais um envolvido no assassinado do promotor de Justiça Marcelo Pecci, do Ministério Público do Paraguai. Trata-se de Gabriel Carlos Luis Salinas Mendoza, cidadão venezuelano, que é acusado de ter pilotado a jet-ski que levou o autor dos tiros fatais contra o representante do MP do Paraguai.

O crime aconteceu no dia 10 de maio deste ano em Cartagena das Índias, na Colômbia, onde o promotor de Justiça passava a lua de mel. Ele liderava a luta contra o crime organizado no Paraguai, inclusive na fronteira com Mato Grosso do Sul. O envolvido no assassinato teria pilotado o jet-ski que levou o pistoleiro Wendre Scotti Carrillo até a praia privativa de um hotel de luxo na praia de Barú, em Cartagena das Índias.

Preso, Wendre Carrillo foi condenado a 23 anos de prisão e cumpre a pena na Colômbia, assim como outros envolvidos no planejamento do assassinato. O cidadão colombiano Francisco Luiz Correa, que teria planejado o crime e contratado o pistoleiro, também foi preso, mas o processo dele ainda está em andamento. Ao contrário de outros quatro envolvidos, ele se negou a confessar o crime e fazer acordo com a Justiça.

Os verdadeiros mandantes do assassinato ainda não foram descobertos. No dia 14 deste mês, o governo dos Estados Unidos reiterou a recompensa de US$ 5 milhões por informações que levem aos autores intelectuais da execução de Marcelo Pecci.