Peões de fazenda na fronteira trocam tiros com ladrões de veículos e amarram um na cerca

Peões de uma fazenda localizada na região da “Estrada do Bila”, no município de Amambai (MS), trocaram tiros com arrastadores de veículos e amarram um na cerca da propriedade rural até a Polícia Militar chegar ao local. Tudo aconteceu na tarde de ontem (30) quando os paraguaios Rubens Dario Paredes Gonzalez, 22 anos, e Ignacio Achucarro Trinidad, 24 anos, tentavam atravessar a fronteira de Mato Grosso do Sul para o Paraguai pela propriedade rural.

Rubens Gonzalez foi capturado pelos peões, enquanto Ignacio Trinidad conseguiu fugir dos funcionários da fazenda, mas foi preso logo depois pela Polícia Militar. O ladrão de veículos capturado pelos peões foi amarrado com cordas à cerca da fazenda, ficando assim até a chegada de uma equipe do DOF (Departamento de Operações de Fronteira).

Segundo os moradores da região, os dois ladrões moram em Capitán Bado, cidade paraguaia que faz fronteira com Coronel Sapucaia (MS), e tentavam atravessar a fronteira com uma picape Fiat Toro carregando uma moto na carroceria. Os veículos tinham sido apreendidos por policiais do DOF na madrugada de terça-feira (29), mas a dupla conseguiu correr para o mato.

A Fiat Toro foi roubada em Caraguatatuba (SP) na quinta-feira (24), enquanto a motocicleta Honda Fan foi furtada no dia 10 deste mês em Tibagi (PR). A apreensão ocorreu por volta de 3h da madrugada de terça-feira, quando policiais do DOF faziam bloqueio na MS-386, zona rural de Amambai, e viram a picape parando na estrada. Quando se aproximaram, perceberam que os ocupantes tinham fugido para o mato. Os dois veículos usavam placas falsas.

Após a apreensão dos veículos, os dois homens foram até uma fazenda próxima e disseram aos moradores que estavam com uma Fiat Toro quebrada perto dali. Desconfiados, os funcionários ligaram para a patrulha rural da Polícia Militar em Amambai. Quando viram a viatura se aproximando, Rubens Gonzalez e Ignacio Trinidad correram em direção à mata perto da sede da propriedade. Os policiais fizeram buscas no mato, mas não localizaram os suspeitos.

No retorno para o perímetro urbano, os PMs encontraram Ignacio Trinidad caminhando a pé pela estrada que dá acesso à fazenda. Ao perceber a viatura, ele correu para um descampado, mas foi alcançado e preso. O homem afirmou que pagou R$ 1.200,00 na moto e levava os veículos de Itaquiraí para o Paraguai na companhia do comparsa.

Segundo a Polícia, Ignacio Trinidad tinha arranhões provocados durante a fuga no meio do mato e estava com as roupas molhadas, pois atravessou o Rio Joguí a nado. Os dois foram autuados em flagrante por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.