De acordo com dados do meteorologista, outras quatro cidades registraram temperaturas acima dos 40ºC, com sensação de clima desértico acima dos 45ºC: Paranaíba registrou 41,ºC e teve sensação térmica de 45ºC; Três Lagoas registrou 40,7ºC e teve sensação térmica de 46ºC; Bonito registrou 40,4ºC e teve sensação térmica de 47ºC; e Porto Murtinho registrou 40,3ºC e teve sensação térmica de 46ºC.
Em Campo Grande, os termômetros registraram, no início da tarde de ontem, 37,4°C, sendo que em algumas regiões choveu 4,2 milímetros, mas não suficiente para amenizar o calor que vem há dias castigando os campo-grandenses; Nos últimos dias, Mato Grosso do Sul vem enfrentando uma intensa onda de calor, com registro de altas temperaturas, com valores entre 40ºC e 43°C aliado a baixos valores de umidade relativa do ar, entre 10% e 30% em grande parte do Estado.
A previsão do tempo para a semana indica continuidade deste calor, com tempo estável devido à atuação de uma massa de ar quente e seca. Em conjunto, há a atuação do El Niño que amplifica as altas temperaturas. Nesta semana, podem ocorrer os recordes de temperatura máxima e umidade relativa do ar mínima em 2023.
Além disso, essas condições meteorológicas extremas tornam o ambiente atmosférico propício para a ocorrência de incêndios florestais. Para os próximos dias, estão previstas temperaturas mínimas entre 23-27°C e máximas que podem atingir os 41°C nas regiões sul e leste do Estado.
Para as regiões pantaneira e sudoeste mínimas entre 27ºC e 31°C e máximas de até 43ºC e 45°C. Para as regiões norte e bolsão, temperaturas mínimas entre 23ºC e 28°C e máximas de até 39ºC e 42°C. Em Campo Grande, a temperatura mínima prevista oscila por volta dos 27ºC e 29°C e máximas de até 37ºC e 40°C.