Número de casos suspeitos de varíola dos macacos sobe para 142 no Estado

O último boletim epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde) revela que o número de casos suspeitos de Monkeypox, doença mais conhecida como varíola dos macacos, aumentou para 142 em Mato Grosso do Sul, enquanto a quantidade de casos confirmados está em 87.

Ainda conforme o boletim epidemiológico, Campo Grande concentra a maioria dos casos suspeitos e de confirmados, sendo 92 e 65, respectivamente, seguida por Dourados, que tem 8 confirmações. Em 60 dias da doença em Mato Grosso do Sul, a maioria dos infectados é de homens – 86,3% do total de doentes – e também com idades de 20 a 29 anos, com 33,3% dos contaminados.

Em seguida, o gráfico mostra que 28,9% são pessoas de 30 a 39 anos que ficaram doentes. O levantamento da secretaria indica que a maioria das infecções (52,7% dos casos) aconteceu, provavelmente, por contato sexual e 31% disseram não saber como contraíram a doença. Cerca de 33% disseram que mantiveram relação íntima com desconhecido ou parceiro casual e 17,8% relataram que tiveram contato com possível caso suspeito da varíola.

Sobre as reações e sintomas da doença, 86,7% tiveram erupções cutâneas (feridas) na pele, seguido por febre (57,8%), adenomegalia – linfonodos no pescoço (53,3%) e lesão genital (47,8%). Vale lembrar que a varíola dos macacos não é uma IST (Infecção Sexualmente Transmissível).