Não deu Capitão Blá-blá-blá cá! Eduardo Riedel vence eleição e será o novo governador de MS

O ex-secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel (PSDB), é o novo governador de Mato Grosso do Sul pelos próximos quatro anos. Com 90,25% das urnas apuradas pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), Riedel obteve 56,25% dos votos válidos ou 725.149 votos, enquanto o deputado estadual Capitão Contar (PRTB) alcançou 43,62% dos votos ou 561.008 votos

Eduardo Riedel votou no período da manhã em Campo Grande (MS) e declarou que estava confiante, pois fez uma eleição propositiva em que se debruçou em conhecer a sociedade sul-mato-grossense. Já o Capitão Contar também votou pela manhã na Capital e informou que se alistou para servir a população de Mato Grosso do Sul assim como fez no Exército aos 18 anos.

Com a vitória, Eduardo Riedel mostra força política porque venceu não apenas Capitão Contar, mas um time formado pelo ex-governador André Puccinelli (MDB), o ex-prefeito da Capital, Marquinhos Trad (PSD), e a deputada federal Rose Modesto (sem partido).

Currículo

Eduardo Corrêa Riedel é carioca de nascimento com raízes em Mato Grosso do Sul, tendo uma história de protagonismo e representatividade tanto no agronegócio quanto na gestão pública. Graduado em Ciências Biológicas, é mestre em Zootecnia e especialista nas áreas de Gestão Empresarial e Gestão Estratégica.

Em 1995, ele assumiu a gestão da propriedade rural da família, em Maracaju. Com foco na gestão e na tecnologia, mudou o perfil produtivo da Fazenda Sapé – tornando-a referência em governança familiar, sustentabilidade e diversificação. Mas foi a vontade de fazer mais pelo coletivo que levou Riedel a participar do Sindicato Rural de Maracaju até presidir a entidade em 1999.

Seu perfil de liderança o transformou em presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e, em seguida, diretor da CNA (Confederação Nacional da Agricultura). Em 2015, a convite do governador Reinaldo Azambuja, assumiu um desafio ainda maior e aceitou ser secretário estadual de Governo.

À frente desta Secretaria por dois mandatos, Riedel cortou despesas, modernizou processos e liderou equipes de várias áreas, em busca de mais eficiência e resultado no serviço público. Depois assumiu a Secretaria Estadual de Infraestrutura, quando se aproximou dos municípios, por meio de uma gestão municipalista que destinou bilhões em investimentos, contemplando obras e serviços em todo o Mato Grosso do Sul.

Eleitorado

Mato Grosso do Sul tem 1.996.510 de eleitores, ou seja, pessoas aptas a votar em 2022, um total de 118.528 eleitores a mais que em 2018, segundo divulgou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A maioria tem entre 21 e 24 anos de idade, além disso, 25,69% dos aptos a votar têm o Ensino Fundamental incompleto, 1.557.333 têm biometria e 22%, ou seja, 439.177, não a cadastraram.

Ao todo, são 38 municípios com biometria e 41 em sistema híbrido, sendo que 52% dos eleitores são mulheres e 491 estão com o nome social cadastrado para a votação. Além disso, 55% dos eleitores são solteiros e, em segundo lugar, aparecem os casados, com 35% do total. São 49 zonas eleitorais no Estado todo, com 1.027 locais de votação e 7.137 seções eleitorais. Dessas, 2.584 têm acessibilidade.