Muito preocupante! Estado tem 1,3 milhão de pessoas sem a 1ª dose de reforço contra a Covid-19

Dados do Programa Nacional de Imunização revelam que Mato Grosso do Sul tem 1,3 milhão de pessoas que ainda não receberam a 1ª dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Além disso, em relação à 2ª dose de reforço, 400 mil também não tomaram no Estado.

A 1ª dose de reforço é indicada para pessoas com mais de 12 anos de idade e deve ser aplicada quatro meses depois da 2ª dose ou dose única, enquanto a 2ª dose de reforço está sendo recomendada para a população acima de 40 anos de idade e profissionais da saúde de todas as idades.

Para quem começou o esquema vacinal com a dose única da Janssen, a orientação é um pouco diferente: três reforços para pessoas com 40 anos ou mais e dois reforços para pessoas de 18 a 39 anos. A 1ª dose de reforço deve ser aplicada dois meses após o início do ciclo e as demais devem seguir o intervalo de quatro meses.

As vacinas AstraZeneca, Pfizer ou a própria Janssen são recomendadas para as doses de reforço. As recomendações do Ministério da Saúde foram feitas a partir de estudos que mostram a eficácia da combinação de diferentes vacinas contra a Covid-19, sendo superior a esquemas sem doses de reforço.

Em Campo Grande, segundo dados divulgados pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), dentre as 700.352 pessoas aptas a receberem a 1ª dose de reforço, 290.345 ainda não se vacinaram, número que corresponde a 41,45% do público esperado.

A procura pela 4ª dose também deixa a desejar, pois, das 377.066 pessoas aptas a receberem a vacina, apenas 139.956 já foram vacinadas. O número de pessoas sem a 4ª dose do imunizante corresponde a 59% do público esperado para a vacinação.

Vai vendo!!!