MS renova 50% da bancada na Câmara Federal e uma petista e dois bolsonaristas são novidades

Os eleitores de Mato Grosso do Sul renovaram 50% da bancada na Câmara dos Deputados, elegendo quatro novos nomes, sendo uma petista, a vereadora Camila Jara), dois bolsonaristas, Marcos Pollon e Rodolfo Nogueira, ambos do PL, e um velho conhecido, Geraldo Resende (PSDB). Os demais foram reeleitos, sendo Beto Pereira (PSDB), Dagoberto Nogueira (PSDB), Vander Loubet (PT) e Luiz Ovando (PP).

Com a entrada dessas caras novas, dois deputados federais não conseguiram à reeleição: Loester Trutis (PL) e Fábio Trad (PSD). As outras duas deputadas federais que não se reelegeram foram Tereza Cristina (PP), que disputou o Senado e venceu, e Rose Modesto (União), que disputou o Governo e perdeu.

No caso dos novatos, Marcos Pollon é o fundador do Movimento Proarmas e amigo pessoal do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), filho do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), enquanto Rodolfo Nogueira conseguiu a vaga puxado pela expressiva votação de Pollon, que fez 103.055 votos, sendo o mais votado no Estado.

Já Camila Jara tem se destacado como a grande revelação da PT e vem fazendo uma carreira meteórica em Mato Grosso do Sul, sendo eleita vereadora na primeira eleição e deputada federal no segundo pleito. O quatro “novato”, Geraldo Resende, já teve outros mandatos como deputado federal e pode creditar a eleição ao bom trabalho à frente da SES (Secretaria Estadual de Saúde), comandando Mato Grosso do Sul na guerra contra a pandemia da Covid-19.