Igreja de “pastor narcotraficante” foragido é alvo da Polícia do Paraguai na fronteira

Agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai) fizeram, ontem (1º), uma série de buscas e apreensões em imóveis urbanos e rurais ligados à Igreja Centro de Renascimento, em Curuguaty, cidade paraguaia que faz fronteira com Paranhos (MS). O líder dela é o pastor José Insfrán, um dos alvos da megaoperação “A Ultranza”, desencadeada no dia 22 de fevereiro deste ano contra organizações criminosas instaladas no país vizinho responsáveis pelo envio de cargas de cocaína em navio para a Europa e África.

Entre os imóveis vasculhados está o Centro de Convenções Renascimento, um luxuoso espaço de eventos que contrasta com a arquitetura da cidade de 56 mil habitantes.

Os agentes foram também até uma mansão em construção e no luxuoso escritório do pastor evangélico, que está foragido desde o mês passado. Os endereços vasculhados na nova fase da operação são vinculados ao Clã Insfrán e seriam oriundos do tráfico internacional de drogas, sendo que os imóveis foram confiscados pelo governo paraguaio.

Segundo o comando da operação, a igreja de José Insfrán é investigada por lavagem de dinheiro do narcotráfico através de grandes eventos realizados em piscinas olímpicas e com a presença de apóstolos e profetas da congregação. O dinheiro das drogas, legalizado através da Igreja Centro de Renascimento, foi usado para financiar campanhas políticas e para patrocinar times que sequer disputam a segunda divisão do futebol paraguaio, sempre com valores vultosos.