Golpe do Renavam: bandidos têm enganado proprietários de veículos na compra e venda online

Quadrilhas especializadas em golpes durante o processo de compra e venda de um veículo online estão fazendo vítimas em vários Estados do Brasil. De acordo com reportagem do UOL, uma das armadilhas é aplicada justamente em quem, em tese, sente-se mais seguro na transação: o vendedor.

No golpe do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), número de identificação do veículo que o seguirá durante toda a sua vida útil, os criminosos se passam por pessoas interessadas em comprar um determinado veículo.

Os bandidos iniciam conversas com anunciantes individuais e pedem o número da placa – se já não estiver exposto na foto – e do Renavam, com o argumento de que vão consultar eventuais débitos ou pendências vinculadas àquele veículo.

A partir daí, conseguem mais informações sobre o proprietário, podendo aplicar inúmeros tipos de golpes e até clonar o carro. Segundo o Detran, antes de comprar um carro usado, realmente é importante fazer uma consulta sobre possíveis débitos, bloqueios, restrições e histórico de vistorias do veículo no site do órgão.

Para isso, é necessário inserir a placa e o número do Renavam. No entanto, é importante saber quem está recebendo esses dados, pois podem ser criminosos com segundas intenções. O departamento explica que é ainda mais perigoso compartilhar o número do chassi.

Não é necessário informar a identificação do chassi, uma vez que, além de não ser uma informação essencial para conclusão da negociação, ainda pode ser utilizada em veículos clonados, normalmente frutos de roubo e/ou furto.

Vai vendo!!!