Fiocruz revela que síndrome respiratória grave cresceu no Estado nas últimas seis semanas

O boletim InfoGripe da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) aponta que, nas últimas seis semanas, foi registrado crescimento dos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em Mato Grosso do Sul e em outros 15 Estados.

 

Enquanto se observa crescimento no agregado populacional, também há indícios de queda de casos entre as crianças e redução da taxa de aumento nas faixas etárias da população adulta no Estado e também na Bahia, Amapá, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

Quanto aos vírus, o estudo causa desaceleração nas infecções por Sars-Cov-2 e aumento nas de Influenza A e B, entretanto, se verificam tendências distintas entre os vírus associados aos casos em adultos.

 

Segundo a Fiocruz, enquanto os casos associados à Covid-19 sugerem desaceleração, para os vírus influenza A e B há indício de aumento recente em diversos desses Estados.

 

Campo Grande também aparece no boletim entre 10 capitais onde há crescimento de SRAG na tendência de longo prazo. As demais são Aracaju (SE), Fortaleza (CE), Macapá (AP), Maceió (AL), Natal (RN), Palmas (TO), Salvador (BA), São Luís (MA) e Vitória (ES).

 

O InfoGripe confirma que, entre as crianças, se mantém o predomínio de casos associados ao VSR. O vírus é a maior causa de internações entre os pequenos de até 4 anos.

 

No Rio Grande do Sul, no Norte e no Nordeste, o sinal ainda permanece de expansão. Já nos estados da metade Sul do País, no entanto, há registro de queda de casos.

 

A recomendação é para que a população de todos os Estados procure pelas vacinas, aproveitando a campanha de vacinação contra a gripe já iniciada. Não esquecer de conferir se está em dia com a vacinação contra a Covid-19 também porque isso tudo ajuda a diminuir as internações.