Festas de fim de ano fazem Capital registrar aumento de 30% de testes positivos para Covid-19

As festas de fim de ano fizeram com que disparasse número de testes positivos para Covid-19 em Campo Grande (MS). Levantamento da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande) afirmou que 30% dos testes feitos na rede pública nos primeiros dias de janeiro deram positivos.

 

Além do alto índice de casos positivos, a procura por testagem também disparou, na comparação com os meses de novembro e dezembro de 2022. De acordo com o balanço, em novembro foram realizados 6.226 testes de Covid-19, com uma média diária de 150 a 200 testes.

 

Em dezembro, a testagem apresentou uma alta considerável. Foram realizados 12.098 testes, uma média de 250 a 300 por dia. Nos três primeiros dias de janeiro, a média diária passou para 350.

 

A Prefeitura de Campo Grande disponibiliza exames para detecção da Covid-19 nas 74 unidades básicas e de saúde da família distribuídas nas sete regiões urbanas e distritos do município, de forma gratuita e por demanda espontânea – ou seja, sem necessidade de agendamento prévio.

 

O exame é recomendado para pessoas que apresentam sintomas respiratórios, como tosse, coriza, febre e dor de cabeça. No caso do teste de antígeno, o resultado fica disponível em no máximo 20 minutos. Quem tiver o resultado positivo já tem a orientação e encaminhamento para unidade de saúde de referência para atendimento.

 

Vai vendo!!!