Escola de Bonito vira abrigo para ribeirinhos desabrigados pela cheia do Rio Miranda

As fortes chuvas que atingiram o município de Bonito, principal destino do ecoturismo de Mato Grosso do Sul e do Brasil, provocaram a cheia do Rio Miranda, o que desabrigou mais de 10 famílias ribeirinhas do distrito de Águas do Miranda.

As águas do Rio Miranda na região ultrapassaram a marca de 9 metros e invadiram os imóveis dos ribeirinhos. A professora e presidente da associação de moradores, Silvia Aparecida Lourenço, relatou a situação que o local vem enfrentando com as fortes chuvas.

Morando na região desde 1991, ela disse que o susto começou durante a madrugada. A professora e os familiares tiveram de retirar os móveis da casa e levar para os barcos para cobrir com lonas.

Ainda segundo Sílvia Lourenço, mais de 10 famílias estão abrigadas na Escola Municipal Rural Professor Francisco Anísio Corrêa. A região tem vários pesqueiros na beira do rio e é um local de ribeirinhos que ficaram ilhados.

A Prefeitura Municipal de Bonito enviou caminhões para ajudar a desocupar áreas de risco das cerca de 30 famílias ribeirinhas atingidas pela enchente. O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) decretou situação de emergência na região depois que os níveis do afluente poderiam aumentar ainda mais após atingir o índice de alerta de 400 centímetros.

Após a chuva intensa, os atrativos turísticos nos rios Mimoso e Formoso e no Balneário Municipal continuam fechados para limpeza e manutenção. Conforme a secretária de Turismo, Ana Cristina Trevelin, o município não teve registro de chuvas no sábado e domingo. O tempo se manteve nublado com garoas rápidas. As águas já baixaram nos rios e estão correndo dentro de seus leitos, mas ainda com volume acima do normal e com rapidez.

Reparos emergenciais estão sendo feitos nas rodovias MS-178, sentido Bodoquena, e na MS-382, rumo à Gruta do Lago Azul. A Agesul informou que até esta terça-feira (28) deve fazer o reparo adequado. Segundo a Prefeitura, na MS-382 as equipes corrigiram a erosão e liberaram a pista. Com informações do site Campo Grande News