É muita folga! Ano de 2023 terá 17 dias de folga com feriados, pontos facultativos e “pontes”

O ano ainda não acabou, mas já é tempo de ficar de olho no calendário de 2023. Para o setor produtivo, no ano que vem terá menos dias úteis do que em 2022, mas para o trabalhador há mais possibilidades de descanso e viagem em função dos 17 dias de feriados, pontos facultativos e emendas previstas em Campo Grande.

 

No próximo ano, serão 243 dias úteis, três a menos do que neste ano, com impacto diferente em cada um dos setores da economia da Capital, que também devem buscar suas alternativas para driblar essa situação. Dos 365 dias de 2023, 53 dias serão domingo e 52 dias serão sábados.

 

Além disso, serão 11 feriados de segunda a sexta-feira, cinco pontos facultativos e seis pontes, dias emendados normalmente por prestadores de serviços e indústrias, em um total de 17 dias parados – em 2022 foram 14 dias de folgas.

 

Isso porque, quatro feriados serão em uma segunda-feira ou sexta-feira, o que possibilitará um “fim de semana de três dias”. São eles: Paixão de Cristo, no dia 7 de abril; Tiradentes, em 21 de abril, Dia do Trabalho, que ocorre no dia 1º de maio, e Natal, em 25 de dezembro.

 

Além disso, outros três feriados nacionais cairão em uma quinta-feira, o que dará a possibilidade de prolongar o fim de semana para quatro dias. Todos ocorrerão no segundo semestre. São eles: Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro).

 

No caso de Mato Grosso do Sul, em 2023 o feriado do Dia da Criação do Estado (11 de outubro) será em uma quarta-feira, emendando com o feriado nacional do Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), na quinta-feira, e, nem é preciso dizer que a sexta-feira (13 de outubro) será emendada ao fim de semana.

 

Já para Campo Grande, o feriado municipal de 13 de junho, Dia de Santo Antônio, que é o padroeiro da cidade, cairá em uma terça-feira, criando uma possível ponte na segunda-feira, dia 12 de junho, Dia dos Namorados.

 

Veja abaixo a lista completa dos feriados e pontos facultativos em 2023:

 

20 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval – Ponto Facultativo

21 de fevereiro (terça-feira): Carnaval – Ponto Facultativo

22 de fevereiro (quarta-feira de cinzas): Carnaval – Ponto Facultativo

7 de abril (sexta-feira santa): Paixão de Cristo

21 de abril (sexta-feira): Tiradentes

1º de maio (segunda-feira): Dia Mundial do Trabalho

8 de junho (quinta-feira): Corpus Christi

9 de junho (sexta-feira): Ponto Facultativo

13 de junho (terça-feira): Dia de Santo Antônio – Padroeiro de Campo Grande

26 de agosto (sábado): Aniversário de Campo Grande

7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil

11 de outubro (quarta-feira): Dia da Criação de Mato Grosso do Sul

12 de outubro (quinta-feira): Dia de Nossa Senhora Aparecida

28 de outubro (sábado): Dia do Servidor Público – Ponto Facultativo

2 de novembro (quinta-feira): Dia dos Finados

15 de novembro (quarta-feira): Dia da Proclamação da República

25 de dezembro (segunda-feira): Natal