De olho na “Black Fraude”? Procon monta QG no Centro da Capital para auxiliar consumidores

Daqui a três dias será realizada a já tradicional “Black Friday e, para proteger os consumidores, o Procon/MS vai montar um “quartel general” no Centro de Campo Grande (MS). A intenção do órgão de defesa do consumidor é evitar que os clientes sejam vítimas de ofertas “pela metade do dobro”.

Conforme explicado pelo Procon/MS, a ação “De Olho na Black Friday” será realizada nesta sexta-feira (25) devido ao número de propagandas enganosas promovidas por algumas empresas.

Em um período antes da Black Friday, algumas empresas aumentam o valor dos produtos e no dia do evento, anunciam com um desconto, quando na verdade está no preço original.

Essa ação, que contará com sete equipes de fiscalização no Centro e nos shoppings da Capital, é para evitar que os consumidores sejam fisgados por anúncios falsos e caiam em uma “Black Fraude”. O órgão de defesa do consumidor reforça que o intuito da data é dar descontos reais para que os clientes possam aproveitar para comprar aquilo que está em seu orçamento e não serem enganadas.

O Procon realizou pesquisa em cinco estabelecimentos e levantou o valor de 211 produtos. No dia da Black Friday, os mesmos itens poderão ser novamente verificados para saber se houve aumento de valor ou se entraram, de fato, em promoção.

Nos últimos 40 dias, 58,5% dos itens pesquisados demonstraram estabilidade no preço, enquanto o restante teve aumento no valor. Caso algum dos produtos que tiveram alta forem anunciados como item de Black Friday na sexta-feira com o valor inicial, o estabelecimento pode ser penalizado.

O consumidor que está visando um produto desejado e tem pesquisado o valor, mas no momento da compra na Black Friday se deparar com um valor acima do comum, poderá denunciar.

O QG do Procon ficará na Rua 14 de Julho, entre a Marechal Rondon e a Dom Aquino, e receberá denúncias dos consumidores que suspeitarem de alguma fraude, poderá procurar atendimento.

Para denunciar por telefone, basta ligar no 151 ou no 156. A orientação é que o consumidor tenha fotos e relate detalhadamente a situação. Além de receber as denúncias, o Procon tem a função de orientar o consumidor.