Cerco se fecha! Procon e Decon interditam mais três consórcios na Capital. Atenção consumidor!

Fiscalização do Procon e Decon/MS (Delegacia Especializada na Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul) interditou, ontem (1º), em Campo Grande (MS), as empresas administradoras de consórcios ALK Intermediações Financeiras, FN Representações e LC Soluções Financeiras. Com essas três novas interdições, apenas nesta semana, já são quatro empresas desse segmento fechadas pelos órgãos de defesa do consumidor, sendo que a primeira foi a Morel Intermediações Financeiras.

Segundo o Procon, essas empresas apresentaram irregularidades suficientes para serem interditadas até que consigam comprovar regularidade na prestação de serviços. Nos três locais onde estiveram as equipes de fiscalização, os problemas repetiram-se, ou seja, falta de alvarás de localização de funcionamento, ausência de autorização do Banco Central para operações financeiras, publicidade enganosa por afirmarem entrega imediata de bens aos consumidores e, ainda, se recusarem à devolução dos valores recebidos à vista quando da adesão aos planos.

Os clientes passam por dificuldades, inclusive, quanto a e tentativa de cancelamento dos contratos. Em relação aos consórcios, tanto de bens móveis como imóveis, muitas pessoas tentaram ressarcimento do que pagaram, com promessa de entrega imediata do bem, o que não ocorreu. As ofertas eram tantas que tinha até a divulgação de uma carreta Randon graneleira ano de fabricação e modelo 2021 por R$ 148 mil para a qual o adquirente da cota entregou R$ 10.500,00 à vista e não recebeu o bem.

Além disso, em um dos locais interditados, um dos responsáveis ficou “apavorado” quando avistou equipe da Polícia Civil e fugiu, escondendo-se em um dos armários da empresa. Horas depois, de posse do telefone de integrantes da equipe, ligou para pedir que abrissem a porta e o liberassem, o que foi feito, dando condições para o cidadão sair, porém, foi preso para dar mais explicações sobre a atitude.