Biólogo alerta que água turva do Rio Formoso afeta reprodução de peixes em Bonito. Vai vendo!

O biólogo curador do Bioparque Pantanal de Campo Grande, Heriberto Gimênes Junior, alertou que as águas turvas do Rio Formoso, no município de Bonito (MS), principal destino do turismo ecológico de Mato Grosso do Sul e do Brasil, afetam a reprodução dos peixes.

Ele explicou que essa alteração na transparência da água já vem sendo observada há alguns anos e é notória a alteração dos ambientes impactados pela agropecuária, o que reflete diretamente no carreamento do solo para os rios e riachos da região, uma vez que as matas ciliares – que são as principais barreiras para conter a entrada do solo – são comprometidas pela ação antrópica.

Segundo Heriberto Gimênes, isso se tornou mais evidente com as chuvas intensas que estão ocorrendo desde dezembro. O biólogo completou que, em razão de a diversidade de peixes da Serra da Bodoquena ser alta, inclui algumas espécies novas para a ciência e uma ameaçada de extinção, que se trata de um cascudo cego que ocorre apenas em uma caverna restrita da região.

Além dos peixes, a condição do solo atual, que reflete nos rios, ocasiona diversos outros problemas para a natureza. Ele completou que essa alteração na água é prejudicial para toda uma cadeia, prejudicando não apenas os peixes, mas também as plantas e demais organismos aquáticos, tendo em vista que as plantas precisam do fotoperíodo para se manter.

No caso dos peixes, muitas espécies de pequeno e médio porte precisam da transparência para reprodução e proteção de ovos e larvas, o que tem sido impedido de acontecer nos últimos dias. Questionado sobre o que é possível fazer para mudar as condições precárias atuais, o biólogo destacou pontos relevantes a serem levados em consideração.

Para ele, adotar medidas de conservação para o solo e áreas de preservação permanente, evitando assim o uso inadequado do solo e impactos nos rios da região de Bonito, que é um dos pontos turísticos com mais belezas naturais do País.

Balneários fechados

Após mais um período de chuvas no município de Bonito, muitos dos balneários da cidade amanheceram fechados ontem (10). O Balneário Municipal alegou que a decisão se deu pelo volume do Rio Formoso estar acima do nível de segurança.

Em 24h choveu 67,6 milímetros na região do Parque Ecológico Rio Formoso. Na Fazenda América, foram registrados 17,4 milímetros de chuva, no mesmo período. A Barra do Sucuri e o Balneário do Sol também não tiveram atendimento ao público.

Segundo a Agência Flutua que Passa, prestadora de serviços para diversos balneários, a razão é a mesma. O Rio Sucuri enfrenta, novamente, problemas de turvamento. Com isso, os atendimentos e passeios são interrompidos para o melhor de todos.

O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, anunciou que o município vai investir na elaboração de um “Plano Máster de Drenagem”, para garantir a qualidade das águas fluviais da cidade. O projeto técnico deve ser licitado no próximo mês, em parceria com o Governo do Estado.

Os recursos para execução serão captados por fontes de financiamento internacional, voltadas para conservação ambiental em territórios que possuem certificação em Carbono Neutro. Ele informou que esteve na Capital, onde discutiu a criação desse plano master de drenagem, que deve ter duração de 30 anos e tem como objetivo principal acabar com o turvamento dos rios de Bonito.

Josmail também lembrou que, nos dois últimos anos, as estradas vicinais do MNGLA, da Nascente do Rio Sucuri e da Estância Mimosa, receberam investimentos superiores a R$ 2 milhões para conservação de solo e água. Isso porque a falta de drenagem carregava sedimentos para o Rio Anhumas, Formoso e Mimoso, respectivamente, contribuindo para o assoreamento e turvamento.