Avançando, prefeitura da Capital reduz para 18 anos idade para a 4ª dose da vacina contra Covid-19

A Prefeitura de Campo Grande (MS), por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), anunciou que, a partir desta segunda-feira (28), estará liberada a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais. A estratégia de aplicar o segundo reforço em toda a população com essa faixa etária objetiva evitar que o cenário presenciado pela população, entre dezembro de 2021 e janeiro deste ano, se repita.

Conforme a Sesau, a imunização, que pode ser aplicada somente após quatro meses da administração da 3ª dose, tem como objetivo a redução dos riscos de aumento de casos da doença em razão do surgimento da sublinhagem BQ.1 da variante Ômicron. Mesmo que ainda não tenha sido identificada na Capital, ela já está em circulação em Estados próximos, como São Paulo e Rio de Janeiro.

A Sesau percebeu o aumento na procura de testes de Covid-19 e nos atendimentos a pacientes sintomáticos respiratórios. Mesmo não havendo elevação na positividade dos testes, a pasta avaliou que isso seja um reflexo da circulação da nova variante. Somente em 2022, foram registrados mais de 89 mil casos positivos na Capital.

Felizmente, a maioria desses pacientes teve somente sintomas leves, o que já é um reflexo da vacinação, mas é inevitável não trabalhar pensando nas novas variantes, o que requer atenção de todos, com responsabilidade. Até o mês de novembro deste ano, quase dois milhões de doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas em Campo Grande e 80% da população local está com o esquema primário completo.

Contudo, a procura pelas doses de reforço ainda é abaixo do esperado. Quanto ao segundo reforço, a procura está ainda mais baixa, do qual foram aplicadas pouco mais de 141 mil doses dos imunizantes disponíveis. Desde o fim do mês de maio, o primeiro reforço está liberado para toda a população a partir dos 12 anos e que havia concluído o esquema primário há, pelo menos, quatro meses. Porém, somente 380.490 doses foram aplicadas, tendo em vista que o público estimado desta faixa etária é de aproximadamente 741,6 mil pessoas.