Assassino confesso de mãe e filha na fronteira tem prisão preventiva decretada

O ex-candidato a vereador de Antônio João (MS), Jorcy Marques Ortiz, 52 anos, que executou a tiros Rosenilda Rodrigues Maciel, 54 anos, e a filha dela, Andreia Rodrigues Maciel, 34 anos, na noite de 4 de junho na cidade fronteiriça, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça nesta sexta-feira (11).

Segundo o delegado de Polícia Civil, Patrick Linares da Costa, responsável pelo caso, a prisão foi decretada por prazo indeterminado para garantir a eficácia do procedimento criminal e evitar que a liberdade do investigado coloque testemunhas dos fatos em risco.

A representação da Polícia Civil considerou que o suspeito, após o crime, teria se evadido para evitar sua prisão em flagrante, só se apresentando dias depois, imaginando que estaria impune.

Segundo o delegado, apesar da prisão do indivíduo já indiciado pelos feminicídios, as investigações continuam visando a identificação e responsabilização de possíveis partícipes ou de colaboradores com a fuga após os crimes, que geraram grande comoção social e clamor por Justiça.

Jorcy Ortiz apresentou-se à Polícia Civil de Antônio João acompanhado de um advogado, mas, como na cidade não tem carceragem, foi encaminhado para uma das celas da Delegacia Regional da Polícia Civil de Ponta Porã. Na noite de 4 de junho, Rosenilda Maciel e a filha foram executadas na Rua Pantaleão Coelho Xavier, na Vila Penzo, em Antônio João.

Depois do crime, Jorcy Ortiz fugiu da cidade e só retornou na tarde do dia 7 de junho. O caso até então é tratado como duplo homicídio, no entanto, no dia do crime parentes das vítimas disseram que ele teria um caso com Rosenilda Maciel. Como ele devia dinheiro para ela, a mulher teria ameaçado contar sobre o romance para a família dele.

Caso isso seja confirmado, o crime poderá ser tratado como feminicídio. Ele gravou um áudio para o grupo de WhatsApp da família negando a dívida, disse que a intenção não era matar as mulheres e que iria se entregar.