Ary Raghiant Neto toma posse como novo desembargador do TJMS nesta terça-feira

O advogado Ary Raghiant Neto toma posse como novo desembargador do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) nesta terça-feira (27) durante solenidade para oficializar sua nomeação determinada no dia 7 de novembro. No dia seguinte à nomeação, ele já passou a dar expediente no TJMS e participou de uma sessão da 2ª Câmara Cível.

 

Indicado pela OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul), Ary Raghiant assumiu a cadeira do desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte, que se aposentou do cargo. No dia 19 de outubro, o Pleno do TJMS escolheu para compor a lista tríplice, entre os seis definidos pela Ordem, o nome dele e dos advogados Fabíola Marquetti Sanches Rahim e Alexandre Ávalo Santana, sendo que ele foi o nomeado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

 

Ary Raghiant tem 30 anos de experiência na advocacia de Mato Grosso do Sul e pretende levar para o TJMS essa bagagem de atuação voltada às bandeiras de valorização do advogado. Ele foi juiz eleitoral do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) de 2008 a 2012 e considera legítimas as manifestações contra o resultado da eleição presidencial deste ano, mas reforça que a maioria dos votos tem de ser respeitada, caso não sejam constatadas fraudes.

 

Formado em Direito pela antiga Fucmat (Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso) e atual UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) em 1991, Ary Raghiant Neto tem 53 anos e é natural de Campo Grande (MS). É pós-graduado em Direito Tributário pelo IBET (Instituto Brasileiro de Estudos Tributários) e em Direito Constitucional pela ESA-MS (Escola Superior de Advocacia) e PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

 

Com 30 anos de carreira, é sócio nominal da RTM Advogados Associados e, na OAB/MS, foi presidente da 2ª Câmara de Seleção e Prerrogativas e conselheiro estadual nas gestões de Geraldo Escobar Pinheiro (2004/2006) e Fábio Trad (2007/2009). Entre 2008 e 2012, foi juiz do TRE-MS e professor da ESMP (Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul) e da Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal).

 

De volta à OAB/MS, disputou a Presidência, mas não foi eleito, mas, em 2015, foi eleito conselheiro federal e representou o Estado no Conselho Federal da OAB Nacional entre 2017 e 2022. Ele também foi eleito secretário-geral adjunto da OAB em 2019. Foi corregedor nacional da Ordem e representou a OAB no CNJ (Conselho Nacional de Justiça) até 2021.