Três acadêmicos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) foram assaltados ontem (24) dentro do campus de Campo Grande (MS) em plena luz do dia por dois ladrões armados com facões.
Conforme o boletim de ocorrência, os criminosos levaram aparelhos celulares, tablet, dinheiro e equipamentos essenciais para as aulas de Engenharia de Software, sendo que o assalto foi às 16 horas quando eles estavam no corredor próximo ao bloco conhecido como “Multiuso 2”.
Os universitários, com idades entre 19 e 24 anos, contaram que os assaltantes encostaram as facas na barriga de dois deles e fizeram ameaças de morte para exigir celulares, um tablet, uma mochila com documentos pessoais, agenda, provas do curso e equipamentos eletrônicos usados nas aulas.
Ainda na tarde de ontem, policiais militares do 10º BPM (Batalhão de Polícia Militar) localizaram os suspeitos, que foram identificados como André Henrique de Oliveira Lima, de 33 anos, e Allan Vilhalba Ferreira, de 24 anos.
Os dois foram presos e encaminhados para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Cepol, algemados por apresentarem resistência e risco de fuga. Os ladrões agiram rápido, os acadêmicos estavam em uma área considerada segura dentro do campus.
“Fico inseguro porque não tenho como vir sem esse material. A gente trabalha com tecnologia e precisa desses equipamentos para estudar e trabalhar. Sou de Roraima, estudava em um instituto federal e nunca aconteceu esse tipo de situação. Estudamos para construir algo melhor e não pensamos que vai acontecer isso com a gente”, disse o calouro ao Campo Grande News.
Outro estudante relatou a sensação de descaso com a segurança, já que os criminosos armados conseguiram acessar o campus sem serem percebidos. “Depois que eles pegaram as coisas, saímos correndo pedindo ajuda. A Polícia Militar chegou junto com a guarda do campus e conseguiram prender os caras. É um descaso!”, criticou.
Por meio de nota oficial, a UFMS informou que conta com estrutura permanente de segurança, com equipe contratada de vigilância armada 24 horas, rondas motorizadas, central de videomonitoramento e botões de alerta instalados em pontos estratégicos, integrados ao aplicativo “Sou UFMS”.
“A Universidade realiza planejamento contínuo para garantir que o efetivo de segurança acompanhe a dinâmica das atividades acadêmicas e administrativas, com base em avaliações técnicas e conforme as normas internas da Instituição. A UFMS também presta atendimento e realiza os encaminhamentos necessários junto às autoridades competentes. Além disso, a comunidade universitária conta com os canais oficiais da Ouvidoria e da Corregedoria, que garantem acolhimento, apuração e providências institucionais cabíveis”, finalizou.