Dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública apontam que Mato Grosso do Sul registrou, em 2024, 492 vítimas de morte violenta, o que representou pelo menos uma por dia.
Apesar de o número assustar, o total representa uma redução de 2,38% em relação ao ano anterior e de 30,8% nos últimos nove anos. Foram registrados entre janeiro e dezembro do ano passado 421 homicídios dolosos, 35 feminicídios, 22 latrocínios e 14 lesões corporais seguidas de mortes.
Já em 2023, foram 453 homicídios dolosos, 30 feminicídios, 6 latrocínios e 15 lesões corporais seguidas de morte. Em números exatos, os dados representam 12 vítimas de mortes violentas a menos no Estado.
Porém, se compararmos com os últimos nove anos, esse é o menor número de crimes contra a vida registrados em Mato Grosso do Sul desde 2015. Naquele ano, foram 711 registros, ou seja, 219 a mais que em 2024, diferença percentual de 30,80%.
De acordo com o divulgado, a cidade com mais registros de mortes violentas em 2024 foi Campo Grande (147). Depois aparecem Dourados (41) e Ponta Porã (22), enquanto Alcinópolis, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Bataguassu, Bonito, Caarapó, Figueirão, Glória de Dourados, Jateí, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rochedo e Terenos, não tiveram nenhum registro desses crimes, segundo o sistema.
O maior número de ocorrências foi registrado no mês de novembro (57), seguido de dezembro (57) e setembro (51). Já em 2023, os maiores registros aconteceram em julho (57), abril (45) e novembro e janeiro (44).
Neste ano, de acordo com a Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), Mato Grosso do Sul já registrou 51 homicídios dolosos, um feminicídio, duas lesões corporais seguidas de morte e nenhum latrocínio.