Com trabalho de equipes terrestres e aéreas, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu, ontem (20), no município de Dourados (MS), 463 quilos de cocaína. A droga estava escondida em um fundo falso de carreta basculante.
De acordo com a PRF, foi preciso levar o veículo até o 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros para cortar a proteção de aço e retirar os tabletes. O motorista e proprietário do caminhão, Lázaro Gonçalves dos Santos, 44 anos, residente em Cascavel (PR), foi preso em flagrante.
A apreensão ocorreu no âmbito da Operação Conatus, com apoio do helicóptero da corporação. Conforme a PRF, diversas carretas estavam no pátio de uma cerealista de Dourados esperando para carregar soja.
Durante o trabalho de fiscalização, os policiais rodoviários federais desconfiaram do caminhão-caçamba que levaria soja a granel para Maringá (PR). Na revista inicial, eles perceberam que o veículo tinha um fundo falso sobre a caçamba.
Lázaro dos Santos informou que havia trazido carga de adubo até Dourados e voltaria ao Paraná com soja. Após a retirada dos tabletes pelos bombeiros, o carregamento de cocaína foi levado para a pesagem na Delegacia da Polícia Federal em Dourados.
O caminhoneiro também foi conduzido para a Polícia Federal e autuado em flagrante. As investigações prosseguem para tentar identificar os verdadeiros donos da carga. Levando em conta o valor médio de R$ 50 mil por quilo nos grandes centros, o carregamento foi estimado em pelo menos R$ 23 milhões.