No entanto, conforme o Procon, foram encontrados diversos problemas nos sites de compras e a orientação é para redobrar os cuidados ao realizar as compras online.
Ao longo da Black Friday foram feitas 36 aberturas de reclamações de consumidores, 42 duas orientações em estabelecimentos comerciais, nove fiscalizações em lojas físicas.
Foram lavrados seis auto de infração em lojas físicas e 14 infrações em lojas virtuais. Entre as regularidades encontradas no comércio da Capital, o Procon constatou publicidade enganosa, falta de informação de juros na venda a prazo e falta de produto com propaganda e publicidade ativa.
No comércio online, os fiscais do Procon constaram que algumas lojas anunciaram “ofertas de até 90%” como chamariz principal, porém não chegaram a dar nem 30% de desconto. Outra infração foi que grandes lojas através de aplicativos anunciavam uma grande oferta e na mesma hora que o cliente clicava não existia mais o produto em estoque para compra.
A unidade móvel do Procon ficou no centro de Campo Grande para registrar as reclamações da população no local, sendo que também foi realizado fiscalização nos shoppings da Capital. O órgão realizou durante o início do mês pesquisa de preços dos produtos mais comercializados durante a Black Friday, com objetivo de flagrar possíveis irregularidades.