Ainda conforme a Aneel, a concessionária alegou ser “uma situação nunca registrada em quase oito anos de concessão em Mato Grosso do Sul”. Além disso, confessou que precisou de 50 equipes de reforço vindas de 8 Estados para aumentar em seis vezes o efetivo para dar conta da demanda. O temporal ocorrido no dia 15 de outubro em Mato Grosso do Sul deixou milhares de clientes da Energisa sem fornecimento de energia por dias.
Moradores de 17 cidades e de pelo menos 67 bairros de Campo Grande chegaram a ter interrupção do fornecimento de eletricidade. Em alguns locais, como na zona rural de Rochedo, por exemplo, moradores ficaram mais de 5 dias sem energia. A situação causou muitos prejuízos. Com isso, nos dias 15 e 16 de outubro, o número de queixas contra a Energisa na Aneel saltou mais de 10 vezes a média normal. Assim, a agência reguladora viu a necessidade de apurar o ocorrido.
A Aneel segue um rito de fiscalização às distribuidoras de energia de todo o país. Primeiro, há um monitoramento baseado, justamente, no índice de reclamações que a concessionária possui na Aneel. No último ano, conforme dados da agência extraídos dos próprios canais de atendimento da Energisa, no período de agosto de 2020 a julho de 2021, foram contabilizadas 1.592.232 reclamações. Dessas, 14,33% são referentes à falta de energia elétrica, que totaliza 228.105 registros.
Após a detecção dos problemas da distribuidora, um relatório é elaborado e enviado para que a concessionária possa corrigir as falhas apontadas. Dessa forma, a Aneel inicia o acompanhamento das medidas adotadas para a correção dos problemas. Por fim, se mesmo assim a empresa persistir na falha, o processo segue para a notificação e punição. Ao assumir o controle da Enersul, em abril de 2014, a Energisa herdou o mesmo contrato de concessão do antigo grupo. Uma das exigências é que a concessionária adote tecnologia e métodos operativos que garantam níveis de regularidade e continuidade, por exemplo, que são indicadores sobre interrupções de energia.
Um dos principais indicadores de qualidade das distribuidoras de energia é o DEC (Duração Total das Interrupções). Nesse quesito, os dados mais recentes da Aneel indicam que a Energisa registrou, em 2020, locais com até 96 horas em média no ano, como o verificado na zona rural de Bonito. Para cada região atendida pela concessionária, há um limite de duração de interrupção permitido pela agência. Conforme a Aneel, dos 60 conjuntos atendidos pela Energisa, em 19 deles esse limite ultrapassou o mínimo aceitável, o que representa 31,6% dos locais. Com informações do site Midiamax