Após quase 13 horas de julgamento, tenente-coronel PM que matou marido é absolvida por 4 votos a 3

Na noite de ontem (23), após 13 horas de julgamento, a tenente-coronel PM Itamara Romeiro Nogueira, 44 anos, foi absolvida da condenação pela morte do marido, o então major PM Valdeni Lopes Nogueira, 45 anos. Ela alegou que agiu em legítima defesa depois de ser agredida e ameaçada de morte pelo marido na noite de 12 de julho de 2016 durante uma briga na casa em que moravam, no Bairro Santo Antônio, em Campo Grande (MS).

No entanto, a acusação contestou a versão e alegou que a tenente-coronel poderia ter se defendido de outras maneiras, já que é devidamente treinada em abordagens policiais e que o crime deveria ser tratado como uma execução. “Ela tem anos de treinamento com seu armamento e, naquela circunstância, poderia ter uma série de outras atitudes que não levariam seu marido à morte”, disse o promotor de Justiça Dolivar Luis da Costa Vieira.

Ainda de acordo com ele, Itamara Nogueira sabia que, no momento em que colocou o marido na mira, ele não oferecia perigo e, por isso, pediu condenação de seis a 20 anos de prisão para a tenente-coronel PM. Porém, a defesa apostou na tese de legítima defesa, uma vez que a policial militar relatou que vivia um relacionamento abusivo com o marido, marcado por discussões e violência.

Por fim, os argumentos da Promotoria de Justiça não convenceram os jurados, que absolveram a policial por quatro votos a três, parecer que foi validado pelo juiz Aluízio Pereira dos Santos. “A lição que fica desse júri é a de que a mulher precisa denunciar, não pode mais apanhar quieta porque o desfecho do caso da Itamara ocorreu porque ela era policial, tinha uma arma, mas e quando não se tem? As mulheres não estão sozinhas”, comentou o advogado José Roberto Rodrigues da Rosa. Com informações do site Campo Grande News