Mato Grosso do Sul é o Estado com o maior número de idosos vítimas de violência, conforme os dados da edição de 2024, divulgados pelo Atlas da Violência.
O Estado aparece na liderança das notificações de violência interpessoal, que inclui agressões físicas, psicológica, tortura, sexual, entre outras.
O levantamento foi publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), sendo que os dados são referentes ao ano de 2022.
O estudo mostra que os idosos têm sido expostos a inúmeras situações de negligência e atos de violência, apesar das dificuldades na mensuração da questão.
No Estado, a taxa de violência por 100 mil habitantes foi de 209,0 em 2022. Ao todo, foram 737 notificações de violência ao longo do ano, 37 casos a menos se comparados com 2021.
Segundo o levantamento, a taxa de violência interpessoal aumentou 242,3% para o Brasil entre 2012 e 2022. A maior parte desse aumento ocorreu, principalmente, nos estados do Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Ceará e Pará.