Superlotação se agrava na Santa Casa e hospital já tem 47 pacientes aguardando cirurgia urgente

A superlotação na Santa Casa de Campo Grande se agravou e o maior hospital de Mato Grosso do Sul já tem 22 pacientes no pronto-socorro, esperando por uma vaga na enfermaria. Além disso, ontem (14), ainda haviam 47 pessoas aguardando cirurgia de ortopedia urgente.

De acordo com o hospital, o cenário se agravou nas últimas 24 horas, com a chegada de novos pacientes. Na segunda-feira (12), eram 110 pacientes internados na área de ortopedia, sendo que 40 aguardam vagas cirúrgicas. Atualmente são 118 pessoas na ortopedia e 47 que precisam de cirurgia urgente.

“Estamos enfrentando um cenário crítico, que exige ações imediatas para garantir a qualidade e a segurança do atendimento aos nossos pacientes. Sabemos que a espera nos corredores é angustiante e desgastante, tanto para os pacientes quanto para os familiares”, diz o hospital em nota.

A Santa Casa é referência em atendimento de alta complexidade e atende não só à demanda de Campo Grande, mas de todo o Estado. Com a superlotação nos setores, a retenção de maca é uma consequência. Visto que, sem leitos disponíveis suficientes para atender à demanda, os pacientes precisam aguardar atendimento na maca.