Seria sem noção? Senadora por MS manda R$ 8 milhões para ONG do Rio de Janeiro. Vai vendo!

Apesar de ter sido eleita por Mato Grosso do Sul nas eleições de 2018, a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) destinou R$ 8 milhões para uma ONG (Organização Não-Governamental) sediada no Rio de Janeiro.

Trata-se do Instituto Socioambiental (ISA), que trabalha com iniciativas de agricultura familiar. O mais estranho é que em Mato Grosso do Sul existem diversas organizações locais e regionais que trabalham com os mesmos temas da ONG carioca

Como exemplo o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e o Ecologia e Ação (ECOA), que desenvolvem trabalhos importantes na área ambiental e na promoção da sustentabilidade dentro do Estado que elegeu a “nobre” senadora.

Além disso, ainda temos o Senar-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul), que oferece capacitação e assistência técnica aos agricultores familiares, visando melhorar a produção e a gestão das propriedades rurais.

Outra ainda é a Embrapa, que tem três unidades de pesquisa em Mato Grosso do Sul, desenvolvendo tecnologias, conhecimento e técnicas de cultivo que beneficiam a agricultura familiar, incluindo projetos específicos para o Cerrado e o Pantanal, ecossistemas presentes no Estado de origem da parlamentar.

No entanto, a senadora Soraya Thronicke alegou, por meio de sua assessoria de imprensa, que, com o recurso milionário, serão realizadas feiras do produtor em cidades de Mato Grosso do Sul.

Quem é o Instituto Socioambiental

O Instituto Socioambiental (ISA) é uma organização não governamental brasileira fundada em 1994 visando propor soluções de maneira integrada a questões sociais e ambientais.

Com sede em São Paulo e atuação em várias regiões do Brasil, o ISA trabalha em estreita colaboração com comunidades indígenas, ribeirinhas, extrativistas e outras comunidades tradicionais, além de atuar em áreas urbanas, sempre com o foco na sustentabilidade ambiental, econômica e social.

Suas principais áreas de atuação incluem direitos indígenas e territórios tradicionais. O ISA apoia os povos indígenas e comunidades tradicionais na demarcação e defesa de seus territórios, além de promover seus direitos constitucionais e internacionais.

Também trabalha com Biodiversidade e Uso Sustentável dos Recursos Naturais para a conservação da biodiversidade e promover práticas de manejo sustentável dos recursos naturais, buscando alternativas econômicas viáveis para as comunidades locais.

Onda Bolsonaro

Para quem não se lembra, Soraya Thronicke foi eleita na maior onda de renovação da política brasileira em 2018: a bolsonarista. Ela concorreu pelo partido PSL, que depois virou União Brasil, mas, atualmente, encontra-se no Podemos.

Sua eleição marcou a primeira vez em que foi eleita para um cargo político. Soraya Thronicke obteve um total de 373.712 votos dos sul-mato-grossenses graças à força do atual ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro (PL), a quem a parlamentar sul-mato-grossense virou uma crítica feroz.