Semed loteada pelo prefeito depois de debandada de secretária que não compactuou com ações “suspeitas”

O Blog do Nélio teve acesso, com exclusividade, às informações dos verdadeiros motivos que levaram a ex-secretária municipal de Educação de Campo Grande, Ilza Mateus de Souza, a pedir exoneração ao prefeito Marquito Trad (PSD).

Os motivos, conforme denúncias enviadas ao titular do Blog, seriam a falta de “apoio” da ex-titular aos processos licitatórios para lá de suspeitos da atual gestão municipal com a intenção de transferir recursos da Educação para outras secretarias e a intenção do prefeito de agradar o atual presidente da Comissão Permanente de Educação e Desporto da Câmara de Vereadores, vereador Valdir Gomes (PP), para ter parceria dele na aprovação de projetos e ações que envolvam assuntos relacionados com a pasta.

Segundo apurou o Blog do Nélio, Ilza Mateus não gostou nada da contratação milionária da Reverson Ferraz para o fornecimento dos uniformes para a Reme (Rede Municipal de Ensino de Campo Grande), que foram entregues com atraso apesar do custo ter sido 81% superior ao pago no ano passado. Sem falar de outros processos licitatórios com “foco” em atender as necessidades da administração municipal em outras áreas em detrimento aos interesses reais da Educação.

Essa insistência acabou forçando a secretária a pedir a exoneração. A solução “salomônica” de Marquito Trad foi rápida, pois, já que não podia contar mais com a boa gestão de Ilza Mateus, pelo menos colocaria alguém no lugar que lhe aproximasse do vereador Valdir Gomes e não lhe trouxesse empecilhos nas “negociatas” da verba da Educação.

O nome que atenderia todas essas vertentes foi o de Elza Fernandes Ortelhado, que ocupava o cargo de superintendente municipal de Educação e foi nomeada para assumir a pasta. Para quem não sabe, a “Professor Elzinha”, como é mais conhecida no meio, é cabo eleitoral de Marquito Trad há anos e amiga pessoal de Valdir Gomes.

Portanto, nada mais prático, numa única tacada, Marquito colocou no cargo uma pessoa de sua confiança para facilitar a “administração” na Educação e que também satisfaz o presidente da Comissão Permanente de Educação e Desporto da Câmara de Vereadores, que vai ajudar Marquito nos trâmites de matérias do seu interesse na Casa de Leis.

Em troca, Valdir Gomes terá plenos poderes para lotear os cargos dentro da Secretaria Municipal de Educação, o que, segundo apurou o Blog do Nélio, já deve começar nas próximas semanas. O clima de terror já está instalado na sede da Semed desde a publicação da exoneração de Ilza Mateus, pois, pessoas do circulo de amizade da atual titular Elza Ortelhado já começaram a ameaçar os desafetos que ocupam cargos na pasta.

Oficialmente, conforme informações repassadas pela assessoria da Prefeitura, Ilza Mateus teria alegado problemas pessoais para deixar o cargo, mas, também, com tantos problemas na Secretaria Municipal de Educação não teria como aguentar o comando da pasta. Elza Ortelhdo já foi coordenadora pedagógica da Escola Municipal Danda Nunes, diretora-adjunta da Escola Municipal Nazira Anache e diretora da Escola Municipal Virgílio Alves Campos.

Vai vendo!!!