Secretaria Estadual de Saúde revela que casos de Covid-19 dobraram em MS e situação pode piorar!

Levantamento da SES (Secretaria Estadual de Saúde) revela que a média de casos de Covid-19 em Mato Grosso do Sul dobrou no período de uma semana, saindo de 18,1 para 40,7. Felizmente, ainda não foi registrado nenhum caso da sublinhagem BQ.1 da variante Ômicron nos 79 municípios, mesmo assim, a recomendação é para as prefeituras reforçarem a vacinação completa e a testagem.

A SES informou que continua monitorando os casos e o aumento recente de positivos é consequência dos descuidos da população, aliado à negligência em relação às vacinas. Além disso, o número de casos confirmados ainda não pressiona o atendimento de saúde e os óbitos são poucos, geralmente em pessoas que não completaram o ciclo vacinal disponível, mesmo sendo do grupo de risco.

No ofício enviado aos municípios, a SES reafirma a necessidade dos cuidados em relação à sublinhagem BQ.1, que já foi confirmada no Brasil e que pode chegar ao Estado a qualquer momento. Dessa forma, recomenda que diante do “alto potencial de gerar uma nova onda de casos de Covid-19”, a sublinhagem causa “grande preocupação”, reforçando a “necessidade urgente de fortalecimento das medidas mitigatórias contra a Covid-19, além das rotineiramente já adotadas”.

A SES também emitiu a Nota Técnica 25 em que relaciona como as secretarias municipais de Saúde devem agir diante de pacientes com sintomas respiratórios ou com teste positivo para a Covid-19. Na nota, o Estado recomenda o uso de máscaras à toda população e o distanciamento social. É considerado pessoa com sintomas respiratórios, aquelas que apresentam tosse seca, dor de garganta, ou dificuldade respiratória, acompanhada ou não de febre.